22 de abr de 2017

[Resenha] COBALT BLUE - "Stop Momentum" (2017)


A banda COBALT BLUE está prestes a lançar o seu primeiro álbum Full, o "Stop Momentum" e tive o prazer de ter acesso ao material antes de seu lançamento, que será no dia 28/04 próximo, então, confira o que, nas minhas palavras, vocês encontrarão neste trabalho.

O COBALT BLUE é uma banda de rock psicodélico e experimental, com muita influência setentista do progressivo, sediada em Florianópolis/SC. Começando pela sonoridade do álbum, já digo que a produção é primorosa, onde os mínimos detalhes e nuances do trabalho foram destacados com clareza, o que não deve ter sido uma tarefa fácil para o produtor, já que há muitas "cores" e "texturas" por aqui. O responsável por captar toda essa sonoridade foi o vocalista e guitarrista JÚLIO MIOTTO no Calamar Sounds.

Segundo o grupo, "Nesse álbum, escrevemos sobre o “tempo” de maneira geral, incluindo diversas concepções e licenças poéticas sobre o conceito da palavra" e isso evidentemente é expressado nas composições. 

MIOTTO tem uma voz tão versátil, que em alguns momentos achei estar ouvindo uma mulher cantando, sim, procurei o nome no encarte, mas era mesmo o JÚLIO cantando em falsete. Seu timbre - ou timbres - é muito bonito e com muitas expressões diferentes. Ele canta "normal", sobe a agudos explosivos com ou sem drives e logo depois, suave como um anjo... que goela abençoada!!

Destaques

Estou tendo dificuldades em destacar músicas por aqui, todas são incríveis, com momentos muito legais, então, vou citar as minhas favoritas, a começar pela primeira faixa, "At Due Gesture". Cara, que acordes são esses? E não falo só da guitarra, mas dos vocais!! Ela começa calma, depois vem a distorção, muito bem encaixada, sobre uma cama instrumental bem progressiva, com direito a um poderoso teclado Hammond. E o detalhe: tudo, com a exceção da bateria, foi gravado por MIOTTO nesta faixa. Ah, e ainda tem um climão atmosférico digno dos álbuns do FLOYD na metade da música.

"Bereaved" é viajante e quebrada, com ótimas harmonias de guitarras, mas o que mais se destaca aqui é a "baixaria" (gravada por Miotto) comendo solta, com ótimas harmonizações acompanhando uma bateria sincopada.

Depois vem "Cataclysm", que é mais agitada, com um groove contagiante e riffs de guitarras incríveis, lembrando o saudoso HENDRIX, a melhor do álbum. Sonzeira!! Confira ela ao vivo em vídeo:



Já "All We Have Are Oscillations" é uma faixa instrumental pra lá de viajante e atmosférica. Ela é curta, com pouco mais de 2 min, mas muito massa. Se eu tivesse ouvido essa faixa pela primeira vez, sem saber de quem é, minha primeira opção seria PINK FLOYD. Cara, que loucura!

Depois da antecessora chapante, temos a riffera de "Dweller of The Sevenfold", com sua levada empolgante. O refrão é emoção pura! Destaque para a "confusão" sonora na metade da música, com uma bela harmonização entre sax, trompetes, hammond e vocais. Nossa, chega a dar um nó na cabeça!! - mas tudo muito bem audível.

E pra fechar o álbum, com uma levada muito parecida, temos a "Luciferase", onde as percussões latinas de MARTINEZ aparecem dando um brilho especial a faixa.

"Stop Momentum" nem foi lançado ainda - hoje é 22/04 - e já posso dizer que estará com certeza na minha lista dos lançamentos Top do ano de 2017! Um belíssimo trabalho feito por um ótimo compositor e instrumentista, com experimentações bem sacadas, sem medo de ser feliz, e foi isso que aconteceu!! Mais que recomendado, audição obrigatória!!

NOTA - 9,5
======================
COBALT BLUE - "Stop Momentum" (2017)
tracklist
01. At Due Gesture
02. Bereaved
03. Cataclysm
04. Drops n' Doors
05. Catalyst
06. All We Have Are Oscillations
07. Dweller of The Sevenfold
08. Circadian Clock
09. Luciferase

Line-up
Júlio Miotto - vocal, guitarra, baixo, teclados
Felipe "dizzy" Canan- bateria

Participações especiais
Xande Lunardelli - hammond
Lucas Romero - trompete
Tom Idê - trompete
Jean Carlos - trompete
Xande Piazza - baixo
Fábio Mello - sax tenor
Julian Brzozowski - sax tenor
Felipe Martinez - percussão

Sites Relacionados
FACEBOOK
BANDCAMP
YOUTUBE
INSTAGRAM

================
   photo ROCKPEDIA.jpg