18 de mai de 2017

[Resenha] KOBRA AND THE LOTUS - "Prevail I" (2017)


A banda canadense KOBRA AND THE LOTUS acaba de lançar seu 4º álbum de estúdio, o "Prevail I" e, como o nome já indica, teremos uma segunda parte neste ano ainda formando assim um álbum duplo - a segunda parte será lançada em 09 de Novembro. O detalhe primordial deste trabalho, é que ele foi totalmente financiado pelos fãs da banda através do crowdfunding. 

O álbum(s) foi produzido por JACOB HANSEN e TED JENSEN, e traz uma mudança drástica na sonoridade da banda. Pra quem acompanha o KATL conhece a banda pelo bom gosto apurado em suas composições, o metal tradicional pesado e, claro, a poderosa voz de KOBRA PAIGE. Porém, em "Prevail I", temos uma banda apostando mais no Power Metal, com adições de teclados, climas atmosféricos e PAIGE em uma abordagem mais suave, de vocalistas mais contemporâneas.

O resultado choca em um primeiro momento, como disse, pra quem já acompanha a banda, mas o este está longe de ter ficado ruim, apenas ficou diferente, já que a competência e o bom gosto continuam os mesmos. Sem contar que a produção está soberba, o que deixa tudo muito agradável.

O álbum abre com o primeiro single lançado do trabalho, "Gotham" (ouça no fim do texto), e de cara você já percebe esta nova sonoridade da banda, com guitarras bem mais pesadas e graves, tendência das bandas mais modernas. A música é ótima, faz uma ponte entre o que já faziam e a nova proposta. Não é de hoje que PAIGE vem se destacando como um grande nome da voz feminina no metal mundial e aqui, ela só confirma isso. - E sim, a música se refere a Gotham, cidade do Batman.

Temos as mais "pops", como a atmosférica "TriggerPulse" - que clama por um clipe na MTV ou Multushow da vida - e a mainstream "You Don´t Know", que foi lançada como primeiro videoclipe do álbum - pode ser visto abaixo -  e também a linda balada "Light Me Up", perfeita para a uma rádio FM, além da arrastada "Manifest Destiny".



Tirando estas, que pode não agradar totalmente os mais "ortodoxos", temos "Specimen X (The Mortal Chamber)" que é uma sonzeira! A mais longa, com pouco mais de 6 min, é pesada e rápida, traz uma grande performance individual de todos os músicos através de algumas mudanças de levadas e climas, com um momento prog, onde podemos ouvir até mesmo flautas. Épica!

"Victim" também é muito boa - lembrou um pouco a banda alemã Brainstorm -. Mas tenho que destacar aqui um grande momento do álbum, a instrumental "Check the Phyrg". Uma música intrincada, com muitas mudanças de ritmos, um trabalho excepcional do guitarrista JASIO KULAKOWSKI, que em alguns momentos nos faz lembrar coisas do RAGE, MALLMSTEEN e CACCOPHONY. Uma das melhores músicas instrumentais que já ouvi.

Chegando no final do álbum, temos as únicas que, talvez, vai lembrar o passado da banda, seria "Hell on Earth" e a faixa título "Prevail", que fecha o álbum. São as mais "metal" do álbum, talvez até algumas sobras do excelente "High Prestess" (2014) com uma nova roupagem. Músicas fodas, pra mim, as melhores!

Enfim, mais um grande trabalho lançado por este que promete ser um dos grandes nomes do Metal Mundial na atualidade. "Preval I", como mencionei antes, não agradará aos headbangers mais xiitas que estavam acostumados com os trabalhos anteriores do grupo, mas demonstra que a banda procura se adequar ao momento atual da música pesada procurando expandir seus horizontes, isso tudo com uma competência de excelência. Recomendado!!



NOTA - 8,5
================================
KOBRA AND THE LOTUS - "Prevail I" (2017)
trcklist
01 - Gotham
02 - TriggerPulse
03 - You Don't Know
04 - Specimen X (The Mortal Chamber)
05 - Light Me Up
06 - Manifest Destiny
07 - Victim
08 - Check the Phyrg
09 - Hell on Earth
10 - Prevail

Line-up
Kobra Paige - vocal
Jasio Kulakowski - guitarra
Brad Kennedy - baixo
Lord Marcus Lee - bateria



Links Relacionados
FACEBOOK

================
   photo ROCKPEDIA.jpg