26 de jul de 2017

[Resenha] KARYTTAH - "New Age – The Age of Karyttah" (2017)


KARYTTAH é um projeto do vocalista e multi-instrumentista  FABIO LOFFS e está lançando o álbum de estreia “New Age – The Age of Karyttah”. O álbum foi inteiramente gravado em 2014 e 2015 por FABIO, que tocou todos os instrumentos sob a tutela de HENRIQUE “Baboom” CANALE no estúdio Toque Final Mix & Master.

A temática principal e explícita do álbum é o Espiritismo e suas diretrizes, já as influências percorrem pelo metal tradicional e o prog metal. A produção ficou muito boa, com bons timbres, apesar da bateria soar um pouco mecânica, pois foram programadas em um plugin. FABIO LOFFS é um ótimo vocalista, lembrando até mesmo Iuri Sanson (Hibria) em alguns momentos, além disso, toca muito bem guitarra, desfilando ótimos riffs e memoráveis arranjos e solos.

Destaques

O álbum começa com um monólogo em português, com uma premissa da Doutrina Espírita que é a Evolução dos Mundos (o texto foi retirado do livro "A Gênese" de Allan Kardec), depois entra a música "New Age", uma música forte, agitada e com uma mensagem de esperança na transformação da Terra e das pessoas. - Confira o lyric vídeo abaixo.

Já "Never Say Never" é rápida e alterna em momentos mais cadenciados nos refrões. Ela tem uma vibe no estilo Iron Maiden mais moderno. Em "Extrenal Suggestions" e "The End of Our Lives", as melhores do álbum, vemos as influências de bandas como Fates Warning e Queensrÿche, com várias mudanças de ritmos e levadas. Na segunda faixa, tem a participação de ALEX ANDREONI e ZÉ LANGER dividindo os solos com LOFFS e é o ponto alto de todo o trabalho.

Para fechar o álbum, vem a música que dá nome ao projeto: "Karyttah" - Que vem do latim "caritas", que quer dizer "caridade", inspirada em uma das maiores lições do Espirito de Verdade: "Fora da caridade, não há salvação". - A música é curta e com um refrão propositalmente fácil e assimilável, exatamente para passar esta mensagem de esperança e amor ao próximo.


* * *

"New Age – The Age of Karyttah" é um ótimo álbum de estreia e, levando em conta as circunstâncias de como foi gravado - que eu conheço bem - o resultado ficou acima da média. FABIO LOFFS está de parabéns, não só pelo belo trabalho desenvolvido com muito profissionalismo e dedicação, mas pela iniciativa de trazer e abordar temas relevantes e fora do senso comum e dos clichês. A preocupação em ser compreendido é tão grande que o encarte do álbum vem as letras em inglês e com traduções em português. Recomendado!


NOTA - 8,5
===================
KARYTTAH - "New Age – The Age of Karyttah" (2017)
Faixas
01. Intro - Nova Era
02. New Age
03. The Other Sides
04. Once More Again
05. Never Say Never
06. External Suggestions
07. The End of Our Lives
08. Karittah
09. Grand Finale - A Caridade

Formação
FABIO LOFFS - voz, guitarra e programação de bateria



Sites Relacionados:
SITE OFICIAL
FACEBOOK

================
   photo ROCKPEDIA.jpg