26 de maio de 2011

[Resenha] O Heavy Metal dos Anos 80` (1980)

Depois da série "A influência do Heavy Metal nos anos 70" entramos na outra parte da história, quando o heavy metal realmente se estabeleceu e onde surgiu mais outras vertentes, algumas mais pesadas, outras mais "delicadas". Eu vou me abster a comentar outros estilos,  somente o heavy metal tradicional, apenas citando referências as outras ramificações, mesmo porque muitos estilos dentro do metal eu não sou familiarizado e posso escrever bobagem. Nesta nova etapa de recomendações especiais, vamos ver os principais álbuns dos anos 80 divididos por ano, porque a lista é extensa pra burro!!!
Então vamos lá:

"British Steel" - JUDAS PRIEST

Um dos melhores álbuns de metal de todos os tempos, foi também o que elevou o JUDAS PRIEST, que já era bastante respeitado, ao status mundial como uma das maiores bandas de heavy metal de todos os tempos, com hinos como "Metal Gods" e 'Living After Midnight" e a clássica "Breaking the Law".

"Heaven and Hell" - BLACK SABBATH

Um clássico!!!
Outro álbum que influenciou diretamente bandas posteriores com riffs marcantes e o poderoso vocal de RONNIE JAMES DIO. Sem dúvida um momento glorioso e uma novo capítulo na história do BLACK SABBATH.

"Blizzard of Ozz" - OZZY OSBOURNE

O álbum de estréia da carreira solo de OZZY OSBOURNE se tornou um dos maiores clássicos do heavy metal e do hard rock. Músicas cativantes e incríveis e criativos solos do estreante RANDY RHOADS, que foi considerado um dos mais influentes guitarristas da história, mesmo após a sua morte. "Mr. Crowley" contém um dos mais belos solos do metal. Outros destaques ficam por conta de "I Don´t Know" e o obrigatório riff de  "Crazy Train".

"Back in Black" - AC/DC

Bem na real, eu não considero o AC/DC uma banda de heavy metal, é rock pesado e com estilo único. Mas este álbum é tão pesado e com riffs tão característicos que influenciou muitas bandas do estilo. É também um dos álbuns com a melhor qualidade sonora que já ouvi. Basta ouvir os primeiros acordes da faixa título para se convencer desta influência.  "Back in Black", "Hells Bells" e "Shook Me All Night Long", são os grandes hits.

"Ace of Spades" - MOTORHEAD

Rápido, ríspido, áspero e brutal! Este álbum é incrível e é emoção pura do começo ao fim!
Perfeito!
Hail LEMMY!
"Wheels of Steel" - SAXON

Este é o segundo álbum do SAXON e um dos melhores álbum do heavy metal tradicional britânico. Seu estilo é claramente influenciado por JUDAS PRIEST, AC/DC e UFO dos anos 70 e se tornou um grande clássico do NWOBHM. Músicas como "Motorcycle Man" e "Wheels of Steel" não deixam ninguém parado.
"Permanent Waves" - RUSH

E os "pais' do progmetal estão de volta com um dos melhores álbuns de sua carreira. Eu particularmente adoro o clima deste disco. Instrumental impecável, letras inteligentes e músicas agradáveis de se ouvir. "Jacob´s Ladder" e "Natural Science" são minhas favoritas. E há também as clássicas "Spirit of Radio" e "Freewill".
Vídeo


"Iron Maiden" - IRON MAIDEN

Surgia então o IRON MAIDEN. O álbum de estréia é cru e com influências do punk rock britânico, mas em seu conteúdo, sons que se tornariam clássicos que sobrevivem à gerações, tais como "Running Free", "Phanton of the Opera" e a carimbada "Iron Maiden".


"Head On" - SAMSON

Este é o segundo álbum da banda e conta com os vocais de Bruce Bruce, hoje conhecido como BRUCE DICKINSON depois de entrar no IRON MAIDEN. É um ótimo álbum, e tem a clássica "Vice-Versa" que inclusive tem um clipe. Vale a pena conhecer este incrível e subestimado trabalho.




Outros álbuns lançados neste ano:

"I'm a Rebel" - ACCEPT
"Flush the Fashion" - ALICE COOPER
"Angel Witch" - ANGEL WITCH
"Cultösaurus Erectus" - BLUE ÖYSTER CULT
"On Through the Night" - DEF LEPPARD
"Unmasked" - KISS
"Strong Arm of the Law" - SAXON
"Animal Magnetism" - SCORPIONS
"Women and Children First" - VAN HALEN
"Ready An' Willing" - WHITESNAKE


==========================
(Editor / Redator / Músico)



Comentários
0 Comentários