12 de junho de 2011

[Resenha] O Heavy Metal dos Anos 80` (1983)

1983

"Holy Diver" - DIO

Sem dúvida alguma o destaque de 1983 é o álbum de estreia da carreira solo de DIO, que de imediato, se tornou um grande clássico e sucesso absoluto. O álbum é ótimo do começo ao fim e é aonde temos os maiores hits da carreira de Ronnie. "Holy Diver", "Don´t Talk to Strangers" e "Rainbow in the Dark".

"Piece of Mind" - IRON MAIDEN

Outro grande álbum do MAIDEN e também a estreia do baterista NICKO MacBRAIN, que já na primeira faixa "Where Eagles Dare" já mostra toda a fúria e técnica peculiar de um dos maiores e mais originais bateristas da história. do heavy metal. "Piece of Mind" é rechado de clássicos, como "Revelations", "Flight of Icarus", "Die With Your Boots On" e a imprescindível no repertório da banda, "The Trooper".

"Kill `Em All" - METALLICA 

E o trash metal ganhava mais força com a chegada do METALLICA. Seu álbum de estreia agradou de cara com sua sonoridade crua, guitarras raivosas e muito rápidas. Também emplacou grandes músicas que ficaram na história, como "Hit the Lights", "Motorbreath", "Whiplash", a empolgante "No Remorse" e a mais conhecida e cadenciada "Seek and Destroy".


"Balls to the Wall" - ACCEPT

E o ACCEPT não deixou a coisa esfriar. Após "Restless & Wild" a banda solta o bombástico "Balls to the Wall" e escreve seu nome definitivamento na história do heavy metal mundial. A clássica faixa título é ouvida ao redor do mundo e reverenciada até hoje como um dos maiores sons do estilo. Além dela, há também "London Leatherboys", "Love Child" e a empolgande "Head Over Heels".

"Born Again" - BLACK SABBATH

Este é talvez o álbum mais injustiçado do BLACK SABBATH. O que acontece aqui é uma parceria histórica entre um dos maiores vocais do rock pesado e o "pais" do heavy metal, IAN GILLAN e BLACK SABBATH. Um álbum sombrio ao extremo, com uma sonoridade única para os padrões da época. Ele é um clássico mais pelo seu conteúdo histórico do que pelas músicas em si, mas não deixa de ser um grande registro. Em músicas como "Trashed", "Born Again" e "Zero the Hero" a banda conseguiu extrair a melhor forma vocal de GILLAN, e também horrorizou os ouvintes em "Disturbing the Priest", uma música mística e perturbadora. Muitas histórias envolvem a gravação deste álbum, já que ele foi gravado em um castelo supostamente assombrado.

"Queensrÿche Ep" - QUEENSRYCHE

Ele contém apenas 4 músicas, mas foi o bastante para que a banda QUEENSRYCHE já alcançasse um certo prestígio no meio headbanger americano com seu estilo calcado em influências de Iron Maiden e Judas Priest, além do incrível alcance vocal de GROFF TATE. Este Ep é tão importante quanto o álbum full lenght que viria no ano seguinte, e também onde está um dos maiores classicos da banda, "Queen of the Reich", que inclusive fez parte da trilha sonora do game GTA Vice City Stories . Além da belíssima "The Lady Wore Black", tocada até hoje.

"You Can´t Stop Rock n´Roll" - TWISTED SISTER

E o TWISTED está volta com mais um grande trabalho. Com uma produção superior a do álbnum anterior, ele traz uma banda mais uniforme e forte. Aqui podemos grandes clássicos da carreira da banda como "The Kids Are Back", "Ride to Live, Live to Ride" e, clao, o hino "You Can´t Stop Rock n`Roll", e já prepara para o magnífico álbum que virá no ano seguinte.


"Metal Health" - QUIET RIOT

Outro expoente do hard rock pesado. Este é o treceiro álbum da banda e o mais conhecido. Nervoso e agitado, semelhante a Twisted Sister e Ozzy, e o vocal de KEVIN DUBROW é bem ao estilo Slade nos anos 70` . Inclusive tem um cover desta última que se chama "Cum on Feel the Noize" e foi a que alavancou o socesso da banda. DUBROW foi um dos mais respeitados vocalistas dos anos 80` e morreu em 2007 por overdose.

"Melissa" - MERCYFUL FATE

Um clássico!!! Cru e com riffs muito fôdas! este é o primeiro álbum oficial do Mercyful Fate e traz grandes sons como "Evil" "Curse of the Pharaohs", a longa e épica "Satan´s Fall", e a enigmática "Black Funeral". 100%.




"Bark At the Moon" - OZZY OSBOURNE

Após a morte de RANDY RHOADS, quem assume o posto, ao menos neste álbum, é JAKE E. LEE, um grande e conceituado guitarrista solo dos anos 80`, e faz deste álbum um grande trabalho, referência para o heavy metal e hard rock. Nele há grandes clássicos, o maior deles "Bark at the Moon", além de "Now You see it", "Rock n´Roll Rebel",



 "Into Glory Ride" - MANOWAR

Sem dúvida, um dos melhores álbuns da discografia da banda. A produção não primorosa - muito menos a capa - mas as músicas contidas aqui são poderosas. O que dizer de sons como "Secrets of Steel", "Gates of Valhalla", a macabra "Hatred", a épica "Revelations" e "March for Revenge"? Só sonzeira!!



 "Sirens" - SAVATAGE

Poderoso e pesado! Em seu primeiro álbum o SAVATAGE já mostra agressividade e bom gosto em suas composições, além disso um diferencial: O vocalista também é o tecladista, JOHN OLIVA, que junto com seu irmão, o guitarrista Criss Oliva, fazem um trabalho excepcional.



"No Parole From Rock n Roll" - ALCATRAZZ

Este foi o álbum que apresentou o incrível guitarrista YNGWIE MALMSTEEN ao mundo. O álbum em si não é lá grande coisa, mas contém grandes músicas e tornou-se um clássico mais pelo seu fato histórico. Mas vale destacar músicas como "Incubus", "Kree Nakoorie" e "Starcarr Lane" que mostram bem o estilo que Malmsteen perpetuaria em álbuns posteriores.



Outros álbuns lançados neste ano


"Pyromania" - DEF LEPPARD
"Breaking the Chains" - DOKKEN
"Europe" - EUROPE
"Lick it Up" - KISS
"Metal Magic" - PANTERA
"Ratt" - RATT
"Power & The Glory" - SAXON
"Show No Mercy" - SLAYER
"Steeler" - STEELER
"Suicidal Tendences" - SUICIDAL TENDENCES

==========================
(Editor / Redator / Músico)



Comentários
0 Comentários