21 de outubro de 2014

[Resenha] REFUSE HERE - "Original Soundtrack for the Deafening Silence" (2014)

[RESENHA] Por MARCO PAIM


Escrever sobre este álbum não vai ser muito fácil, é tanta diversidade de sons neste trabalho espalhadas em nada menos que 20 faixas, que variam de 0:33segs a 7:51min de duração, onde o multi-instrumentista Boll3t mostra quase todas as suas facetas, algumas até surpreendentes.
"Original Soundtrack for the Deafening Silence" tem em seu tronco principal o rock alternativo, mas ao longo do play encontramos desde do new metal ao eletrônico, às vezes com referências a o SOAD, outras vezes ao MUSE.
Já de cara, o que impressiona é o fato de o CD ter sido todo gravado por somente uma pessoa, o até então conhecido como baterista, Boll3t (Hecatombe). Ele fez todos os arranjos, cantou e gravou tudo, fato que pode ser comprovado no clipe da música "Centauros . Enola", onde ele toca com "vários outros" Boll3ts, confira abaixo.

E é ela o meu primeiro destaque, extremamente acessível a todos os ouvidos por ter um peso moderado e uma pitada mais pop, é a música acertada para um videoclipe. Já em "Leonis . Repeat After Me", Boll3t não aliviou o braço e mandou ver num som mais alternativo, com direito a vocais scream e drives. Alias, isso me surpreendeu bastante, conheço o cara a mais de uma década, e não tinha a menor ideia de que podia fazer todas essas coisas, e tão bem feitas por sinal, Boll3t possui uma voz muito boa, com ótimas variações de timbres que se encaixam perfeitamente em todos os temas do álbum.
O legal de "Regulus . on Hold", é a melancolia e a crueza do arranjo, com uma introdução ao violão captado de forma arcaica e verdadeira, lembrou momentos longínquos do PINK FLOYD, mas que logo evolui para algo moderno a medida que o resto dos instrumentos entram.
A pesada "Antares . Parasitando" tem influências mais hardcore e do rock britânico. Porém "Io . Deafening Silence", é a mais progressiva e longa do álbum, com muitas variações de andamentos e atmosferas, tem muitos momentos empolgantes e marcantes, o que a torna a melhor faixa na minha opinião.
"Taurus . Mia San Mia" também tem essa veia mais moderna, com referências a MUSE, ARCTIC MONKEYS e bandas do estilo, puxa para o chamado stoner rock e é bem interessante, com ótimas mudanças de ritmos.



Com disse antes, é um álbum com muita informação, muitas referências, difícil, ou talvez impossível rotular, deixando tudo "familiarmente original", por assim dizer. Com arranjos e produção impecáveis, é um trabalho para ser ouvido muitas vezes e com paciência. absorvendo todas as nuances e detalhes que o compositor quis passar.
Algumas músicas, ou trechos musicais instrumentais talvez não precisassem estar aí, mas como o próprio Boll3t me falou recentemente "o negócio é compor, e quanto mais melhor... se eu fosse colocar tudo que escrevo, não teria espaço no disco", ou seja, as ideias fluem às pampas e pelo jeito teremos muito mais de REFUSE HERE em breve.

============================
REFUSE HERE - "Original Soundtrack for the Deafening Silence" (2014)
tracklist
01 Diligence
02 Sirius . Lies of the Beautiful People
03 Centaurus . Enola
04 Leonis . Repeat After Me
05 Betelgeuse
06 Vega Minor
07 Regulus . On Hold
08 Phoenix
09 The Pain of the Loss
10 Antares . Parasitando
11 Towerish
12 Io . Deafening Silence
13 Earth . Invisible Mode
14 Venus . Cabaret Beat
15 Antlia . NEA
16 Brightness . Cxs
17 Taurus . Mia San Mia
18 Bellatrix . Missing You
19 Brown Dwarf . Misery Inc.
20 Orion . Refuse Here

Line-up
Boll3t - voz, guitarra, baixo, piano e bateria



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário