30 de outubro de 2014

[Resenha] SASTRAS - "Chacal: Em Busca do Destino" EP (2013)


O que trago a vocês hoje é um dos melhores e também injustiçados trabalhos já lançados no Brasil. "Chacal: Em Busca do Destino", o EP da banda gaúcha SASTRAS, traz 4 faixas calcadas no power metal lembrando uma mistura de HELLOWEEN, GAMMA RAY e IRON MAIDEN, porém cantadas em ótimo português, o que deixa a coisa interessantíssima, pois as letras são fenomenais, com palavras muito bem escolhidas e muito bem encaixadas, deixando a audição muito natural e viciante, coisa muito difícil de acontecer, quanto mais no metal.

Obviamente, a maior parte do mérito por esta façanha é da vocalista NATHY PFÜTZE, que tem uma técnica absurda e uma voz poderosa, ao estilo de vocalistas como DORO PESCH (Doro) e DANI NOLDEN (Shadowside). Ela deixou para traz a voz suave e lírica de singles anteriores, e com a ajuda na produção vocal de ninguém menos que IURI SANSON (Hibria), colocou a goela pra fora e conseguiu um resultado fenomenal a elevando, em minha opinião, a uma das melhores cantoras brasileiras.

No EP, ela conta com assessoria de uma banda do mais alto calibre, como a excelente cozinha formada pelo baterista THIAGO BATTISTI e o baixista TIAGO MOREIRA, além dos grandes guitarristas RUDY MORAES e RENAN QUINTANA, que tem feeling de sobra.*

O EP, que podemos chamar de conceitual, conta uma história baseada na cultura gaúcha e cada música funciona como um capítulo de um livro. Ele abre com a poderosa bateria de THIAGO em "Fronteira", que é um som que pende ao prog em muitos momentos, com ótimas harmonizações entre os vocais e guitarras, e NATHY já mostra a que veio na primeira faixa. Em seguida vem a melhor faixa do EP, "Chacal", que tem um refrão muito marcante e emocionante, é um power metal rápido, porém, com muitas mudanças de levadas. Destaque novamente para ótimas harmonizações e riffs das guitarras.

Depois vem a cadenciada "Albatroz", que alterna entre momentos pesados e de calmaria, e é onde NATHY mostra seu talento também no lírico em uma passagem emocionante da música, grande interpretação. E pra fechar o trabalho temos "Muralha", a mais longa e mais trabalhada do álbum, tem muitas mudanças de ritmos e levadas, com ótimos arranjos, fechando o EP de forma magistral.



"Chacal: Em Busca do Destino" é aquele tipo de trabalho que você não consegue ouvir apena suma vez e volta o play 2 ou 3 vezes depois, sem cansar. Estou ouvindo este EP há dias e cada vez gosto mais. É envolvente, sem exageros e de muito bom gosto. Já havia postado algo sobre ele anteriormente, mas acho que este lançamento e esta banda, apesar de já ter feito abertura de bandas como DORO e EPICA por aqui, não está recebendo o devido reconhecimento. Se você quer conhecer mais, entre no site da banda, lá é possível baixar gratuitamente o EP. Recomendadíssimo!!

*NE: Infelizmente, no começo deste ano a banda passou por uma reformulação quase completa em seu line-up, contudo, a nova formação do SASTRAS é tão competente quanto a sua sucessora.

NOTA - 9,0
===============================
SASTRAS - "Chacal: Em Busca do Destino" EP (2013)
Tracklist
01. Fronteira
02. Chacal
03. Albatroz
04. Muralha

Lineup
Nathy Pfütze - vocal
Rudy Maraes - guitarra
Renan Quintana - guitarra
Tiago Moreira - baixo
Thiago Batistti - bateria

Links Relacionados
WEBSITE
FACEBOOK

==========================
(Editor / Redator / Músico)



Comentários
0 Comentários