14 de novembro de 2014

[Resenha] PINK FLOYD - "The Endless River" (2014)

[RESENHA] Por MARCO PAIM


Pra um cara como eu que cresceu ouvindo os LP´s do "velho" PINK FLOYD, muitos através do meu irmão César Paim, onde ficávamos viajando ao som de álbuns como "A Sauceful of Secrets", "Middle", "Animals", além dos geniais "Dark Side of the Moon", "Wish You Were Here" e "The Wall", entre outros, ouvir "The Endless River" tem um significado mais especial. 

O recente e último álbum dos mestres do progressivo atmosférico e da experimentação, apesar de serem sobras de "The Divison Bell", possui, em suas 18 faixas, uma atmosfera nostálgica, nos remetendo aos gloriosos momentos dos anos 70. As músicas funcionam como grandes jams entre a banda, onde ainda podemos ouvir os geniais teclados de Richard Wright, falecido em 2008. 

Não vou destacar músicas aqui, porque não tem o que destacar, é uma obra completa, que deve ser apreciado de forma calma e atenta. Você ouvirá referências a diversos momentos da carreira da banda, desde os primórdios, passando por experimentações ao estilo "Live at Pompeii", ate os mais recentes trabalhos.

Das 18 faixas, apenas a última, "Louder Than Words" possui a aveludada voz de David Gilmour, uma emocionante declaração de despedida que ganhou um vídeoclipe ainda mais foda, com imagens de Wright e uma incrível animação da capa do álbum, do qual a arte também fala por si.



Ou seja, o que nunca esperávamos que acontecesse, o gigante do entretenimento, dos grandes espetáculos de arena, da ousadia, o PINK FLOYD, se despede, mas de forma genial, como sempre foi, fechando o livro de sua incrível história com chave de ouro. Uma pena Roger Waters não ter participado deste último capítulo... 

Obs: Nick Mason já declarou ter mais material para ser lançado, nos resta esperar para ver o que é.
================================
PINK FLOYD - "The Endless River" (2014)
Tracklist
01. Things Left Unsaid
02. It's What We Do
03. Ebb and Flow
04. Sum
05. Skins
06. Unsung
07. Anisina
08. The Lost Art of Conversation
09. On Noodle Street
10. Night Light
11. Allons-Y (1)
12. Autumn '68
13. Allons-Y (2)
14. Talkin' Hawkin' (com a voz de Stephen Hawking)
15. Calling
16. Eyes to Pearls
17. Surfacing
18. Louder Than Words
Faixas Bônus
19. TBS9
20. TBS14
21. Nervana

Line-up
David Gilmour – vocais, guitarra
Nick Mason – bateria, percussão
Richard Wright – teclado, piano

Músicos convidados
Sarah Brown – vocal de apoio
Guy Pratt – baixo
Louise Clare Marshall – vocal de apoio
Durga McBroom – vocal de apoio


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário