12 de janeiro de 2015

DAYDREAM XI: Tiago Masseti - "O mais importante pra gente na hora de compor é a honestidade, somos uma banda sem amarras"

Por MARCO PAIM
(Editor / Redator / Músico)
----------------------------

Depois de nos contar os seus 10 álbuns marcantes, vamos conhecer um pouco mais de TIAGO MASSETI, vocalista e guitarrista da banda gaúcha DAYDREAM XI, em uma entrevista muto interessante, onde ele nos conta sobre o ótimo ano vivido pela banda e suas influências e ambições. Devo ressaltar a humildade e a simpatia com a qual TIAGO nos recebeu, um verdadeiro gentleman. Confira:

HEAVYNROLL - Tudo bem TIAGO? Gostaria, antes de tudo, agradecer em nome do Heavynroll por disponibilizar de seu tempo para esta entrevista.

TIAGO - Tudo ótimo! Eu que agradeço! Sempre um prazer poder participar do trabalho de vocês, que vêm apoiando a banda já há tanto tempo.

HEAVYNROLL - O DAYDREAM XI lançou seu debut recentemente, o bem recebido “The Grand Disguise”. O Álbum foi produzido por JENS BOGREN, que já trabalhou com muitos nomes do prog metal mundial, com a sua co-produção. Satisfeito com o resultado? Como foi trabalhar com um cara como JENS?

TIAGO - Trabalhar com o JENS foi um prazer, ao mesmo tempo que foi bastante amedrontador. Nós escolhemos o Fascination Street e o JENS depois de pesquisar vários estúdios e produtores. Originalmente a produção seria feita pelo nosso grande amigo e parceiro, RENATO OSORIO, do HIBRIA, que também produziu nosso EP "Humanity's Prologue", em 2009. Mas por causa das agendas não conseguimos conciliar. A partir disso decidimos que, já que não poderíamos trabalhar com quem estávamos acostumados, deveríamos dar um passo além e sair da nossa zona de conforto. E foi exatamente isso que o JENS fez. Ele pegou a nossa pré-produção e destrinchou sem piedade nenhuma! Algumas mudanças demoraram a ser digeridas mas no fim das contas tudo que ele mexeu foi para o bem das músicas e ficamos extremamente satisfeitos com o resultado. Ter a visão dele aplicada ao nosso trabalho foi extremamente importante e elevou as músicas a um outro patamar. 

HEAVYNROLL - Como tem sido a aceitação do álbum?

TIAGO - O álbum tem recebido somente reviews positivos e notas altas. Está sendo muito recompensador! Fomos o topseller de 2014 no ROCKONAUT, site alemão de música digital, o que foi bastante surpreendente.

HEAVYNROLL - O CD está sendo lançado mundialmente através do selo alemão Power Prog. O sonho de qualquer músico, não é TIAGO? Como se faz para adquiri-lo?

TIAGO - A busca por um selo foi longa, recebemos muitos "não's" e passamos por muitos meses de negociação. Quando já estávamos decididos a lançar de forma independente o pessoal da POWER PROG nos procurou. Ainda é vantajoso hoje em dia, principalmente para uma banda desconhecida ter uma estrutura maior para se apoiar. Assim podemos nos preocupar mais com a música e os desdobramentos do álbum (vídeos, merch, etc.) e menos com burocracias. O álbum por enquanto só está disponível em formato digital e pode ser comprado pelo iTunes, Amazon Mp3 e todas as principais lojas digitais. Ele também está disponível para streaming no nosso Soundcloud, no Spotify, Rdio, Deezer, Rockonaut, etc.

HEAVYNROLL - Um fato que deve ter marcado a carreira da banda, mais precisamente, de seus músicos, foi o convite do próprio MIKE PORTNOY para participar do cruzeiro Progressive Nation at Sea. Como foi essa experiência? Pontos positivos e negativos.

TIAGO - Posso dizer, sem hesitar, que foram os melhores cinco dias das nossas vidas (por enquanto)! Só o fato de ter o nosso trabalho reconhecido por um dos nossos maiores ídolos já seria o suficiente, tendo em mente que não tínhamos o álbum lançado ainda. A experiência em si foi surreal. Foram cinco dias em um navio de treze andares, com cinco palcos, assistindo shows das bandas mais importantes do Rock e Metal Progressivo da atualidade, comendo extremamente bem e com paradas em algumas das praias mais bonitas do mundo. É difícil descrever o quão gratificante foi o processo todo. E nós aproveitamos a ida aos EUA para passar um tempo por lá, fizemos ótimas amizades e conhecemos diversas pessoas que contribuíram muito para o futuro da banda. Pontos positivos seria uma lista sem fim. O único ponto negativo pra mim foi que estávamos tão embasbacados com tudo aquilo que não documentamos a viagem tão bem como poderíamos. Faltou um registro em vídeo bem feito.


HEAVYNROLL - Ainda sobre o cruzeiro, vocês conseguiram conhecer algum ídolo, trocar alguma ideia?

TIAGO - Isso acontecia o tempo todo. Nós tínhamos credenciais para o Private Dinning, um espaço reservado somente para os músicos, no horário de almoço e janta. Mas além disso, todos os músicos transitavam pelo navio e pelas praias como qualquer outro passageiro. Os "ídolos" estavam em cabines como as nossas, dividindo o espaço com todos os tripulantes. Fizemos contatos importantes, amizades fortes e recebemos conselhos muito verdadeiros e esclarecedores de alguns desses caras. 

HEAVYNROLL - Desde o primeiro vídeo que vi da banda, em um ensaio bem gravado, recomendado por um amigo há alguns anos atrás, o DYADREAM XI já chamava a atenção pela técnica e complexidade das composições. Quais são as influências da banda?

TIAGO - Valeu! É sempre bom ouvir isso de alguém de fora, porque pra nós é tudo muito natural no processo de composição. A complexidade vem da quantidade de coisas diferentes que ouvimos. Dentro do Prog Metal acho que os pilares que definem a sonoridade da banda nesse primeiro trabalho são o PAIN OF SALVATION, SYMPHONY X, DREAM THEATER e o OPETH. Ultimamente todos nós temos ouvido mais algumas das bandas que participaram do Progressive Nation at Sea, como DEVIN TOWNSEND PORJECT, ANIMALS AS LEADERS e PERIPHERY. Se juntar as influências dos quatro vamos achar BEATLES, LED ZEPPELIN, STEVIE WONDER, DEEP PURPLE, RAINBOW, IRON MAIDEN, METALLICA.... Muita música pop também, Blues, R&B, Soul, Funk e é claro, muito Rock Progressivo clássico como YES, RUSH, PINK FLOYD e etc. Todos da banda dão aula de música, então temos contato constante com muitos gêneros musicais, o que faz com que sejamos muito abertos a diferentes influências. 

HEAVYNROLL - Ouvindo o CD, apesar da já mencionada complexidade e técnica, notam-se uma preocupação em não soar maçante. Qual a sua visão sobre a música feita pela banda? Fale também sobre a temática das letras.

TIAGO - O mais importante pra gente na hora de compor é a honestidade. Ninguém define que determinado trecho vai ser o "trecho difícil" ou o "solo virtuoso". Fazemos o que a música pede, o que sentimos que é necessário para determinado momento, pra expressar determinado sentimento. A minha visão sobre a música do DAYDREAM XI é que somos uma banda sem amarras. Não estamos preocupados em ser os mais técnicos, os mais virtuosos, os mais progressivos ou os mais "troo". Só queremos fazer música que seja relevante pra gente e que possa transmitir algo para quem ouve. Quanto às letras, algumas são bem pessoais e profundas como "Keeping The Dream Alive" e "Alone", que lidam com temas relacionados diretamente à minha vida. São músicas que precisavam existir, que foram feitas como uma forma de colocar pra fora algo que estava engasgado. Outras são como contar uma história e não trazem uma carga emotiva pessoal tão pesada. São épicos, de fantasia, como "Wings Of Destruction" e a própria "The Grand Disguise". Eu não tenho nenhuma fórmula pra escrever. Algumas letras vieram antes das músicas, outras não. Escrevo conforme as ideia surgem.


HEAVYNROLL - TIAGO, destacando você em particular. Estou impressionado com a sua voz. Você domina muitas técnicas e tem um timbre muito legal. Nota-se uma pessoa que estudou muito, e não só a voz, como também toca muito bem guitarra, e não é fácil fazer as duas coisas neste estilo. Quais são as suas influências e quais foram os teus mestres?

TIAGO - Muito obrigado, de verdade! Desde que eu comecei a cantar eu venho cantando todos os dias da minha vida. Sou completamente apaixonado por tudo que envolve o cantar, porque pra mim a voz é o instrumento mais expressivo que existe. A guitarra sempre foi meu instrumento de apoio, desde pequeno, mas demorei muitos anos pra me considerar um guitarrista. Assumir as guitarras da banda foi um passo difícil e muito importante. Fazer os dois ao mesmo tempo ainda é algo recente pra mim. É uma tarefa complicada, mas estou segurando bem! Tem muito chão ainda pela frente. Principais influências como vocalista: RONNIE JAMES DIO, RUSSEL ALLEN, DANIEL GILDENLOW, JORN LANDE, GLENN HUGHES, STEVIE WONDER, MICHAEL JACKSON, WHITNEY HOUSTON, CHRISTINA AGUILERA, ELTON JOHN, FREDDY MERCURY, ADAM LAMBERT, BRUCE DICKINSON, COREY GLOVER, LUTHER VANDROSS, e mais um monte de gente (tentando ser breve!). Como guitarrista: MICHAEL ROMEO, GUTHRIE GOVAN, RICIE KOTZEN, MATTIAS IA EHKLUND, TOSIN ABASI, PAUL GILBERT, JOHN PETRUCCI, YNGWIE MALMSTEEN, JASON BECKER. Meus mestres, além de todo esse mundo de gente que me influencia um pouco cada vez mais, são todos os meus amigos músicos. Aprendo muito com eles o tempo todo!

HEAVYNROLL - Além do DAYDREAM XI, você tem algum outro projeto?

TIAGO - Atualmente não. A banda tem tomado bastante tempo e tem muitas coisas legais acontecendo, então o foco é total no momento. Já cantei em alguns outros projetos, mas meu coração sempre esteve no DAYDREAM XI. Tenho muito material solo guardado, que talvez um dia eu venha a gravar valendo.

HEAVYNROLL - Você participou do recente trabalho da banda GRIMRIOT, outro grande álbum que deve chamar a atenção em 2015. Como foi essa parceira?

TIAGO - Foi muito legal! Os guris do GRIMRIOT são nossos amigos há um bom tempo e foi um prazer trabalhar com eles. O MARCELO gravou um solo para uma música também no álbum. Para a "Bring It On" fizemos uma pré-produção no meu home studio e desenvolvemos juntos as melodias e a letra, a partir de improvisos. Tudo foi feito de forma muito natural e divertida! E tive o prazer de estar mais uma vez junto com o RENATO OSORIO, que fez um solo animal pra música! Esse álbum tem tudo pra levar a banda a grandes conquistas. O material está muito bom e eu venho acompanhando de perto o sucesso dos amigos!

HEAVYNROLL - Falando nisso, como você vê o atual cenário musical no RS e Brasil? Quais as bandas que, na sua opinião, se destacam por aqui?

TIAGO - Eu acho que o Brasil, e principalmente o RS, possui bandas ótimas, com músicos talentosíssimos, que são desestimulados e desvalorizados pela indústria, pelo preço dos equipamentos, pela cultura do brasileiro de só valorizar o que vem de fora e pela malandragem de muitos produtores do meio. Acho que muitas bandas poderiam ter carreiras brilhantes se não fôssemos tão sabotados pela nossa própria cultura. Ser um músico de metal no Brasil é tarefa pra quem sonha muito alto e tem muita determinação. Acho irônico que tudo isso seja dessa forma, sendo que, em números, possuímos o maior público de metal do planeta. Bandas daqui do RS que se destacam pra mim no momento: HIBRIA, SCELERATA, GRIMRIOT, DISTRAUGHT e TIERRAMYSTICA. No Brasil em geral, BAD SALAD e JACK THE JOCKER. 

HEAVYNROLL - Um álbum favorito?

TIAGO - AYREON - "01011001" (2008)

HEAVYNROLL - Um show inesquecível?

TIAGO - STEVIE WONDER no Rock In Rio

HEAVYNROLL - Um momento impagável?

TIAGO - "Man! You guys were loud!" - TONY MACALPINE pra gente durante o lanche na madrugada do nosso show no cruzeiro. Ele recém havia se apresentado com o PSMS (Portnoy, Sheehan, McAlpine, Sherinian) e na mesa ao lado estavam o BILLY SHEEHAN e o DOUG PINNICK.

HEAVYNROLL - Enfim, quais os planos de TIAGO MASSETI e o DAYDREAM XI para 2015?

TIAGO - Os planos de TIAGO MASSETI são fazer com que os planos do DAYDREAM XI se concretizem pra 2015! Além disso sou co-autor de um livro de fantasia medieval, que pretendo publicar ainda esse ano. Fiquem ligados! O DAYDREAM XI está negociando alguns shows, no Brasil e fora, para o ano todo. Além disso temos mais de um videoclipe para filmar para o álbum, alguns playthrough videos e mais uma série de surpresas! Vai ser um ano cheio, pra nós e pra quem acompanha a banda! Em paralelo estamos com uma pré produção já em estágio bem avançado para um novo trabalho. 

HEAVYNROLL - Mais uma vez obrigado pelo seu tempo, deixo o espaço para considerações finais:

TIAGO - Muito obrigado ao MARCO e a todos os envolvidos em fazer do Heavynroll Messenger um espaço tão bacana pra novas bandas divulgarem o seu trabalho! Agradeço muito o apoio e a atenção para a entrevista. Sempre um enorme prazer responder perguntas diferentes, interessantes e que realmente sejam relevantes pro nosso trabalho! A todos os leitores, um forte abraço e muito sucesso pra todos vocês nesse ano que está começando com força total!
Acompanhem o DAYDREAM XI no Facebook, no Twitter, no Soundcloud, se inscrevam no canal do YouTube, que esse ano tem muita coisa legal pra rolar! O álbum "The Grand Disguise" pode ser ouvido na íntegra no nosso Soundcloud, no Spotify, Rdio, Deezer e pode ser comprado no iTunes, Amazon Mp3 e pelas principais lojas digitais por aí.
Streaming, compra, download, ouçam como preferirem e estejam lá na frente do palco, cantando junto!
A gente espera poder dar um abraço pessoalmente em cada um de vocês quando surgir uma oportunidade de tocar na sua cidade. Se mantenham conectados, escrevam pra gente pelo Facebook, comentem os vídeos e nos alimentem com as suas impressões, críticas e elogios. Muito obrigado!

============================ 
O que o TIAGO anda escutando? 

"Z2" - DEVIN TOWNSEND PROJECT
"Pale Comunnion" - OPETH
"Falling Home" - PAIN OF SALVATION
"The Joy Of Motion" - ANIMALS AS LEADERS
"X" - ED SHEERAN

Links relacionados:
www.daydreamxi.com
www.facebook.com/DaydreamXI
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário