11 de fevereiro de 2016

BABY SITTERS: Nota sobre acusação de plágio


Depois da acusação de plágio sofrida pela banda BABY SITTERS por parte de Cadu da banda KIARA ROCKS, a banda emitiu a seguinte nota:
"Galera, a publicação de hoje é para tratar de um assunto muito chato, algo que acreditamos ser um mal entendido. Fomos acusados de plagiar a Kiara Rocks. O fato é que a Baby Sitters existe a quase 10 anos, desde o inicio da banda, sempre apresentamos canções próprias buscando sempre a autenticidade nas composições e graças a isso fizemos muitos amigos pelo caminho. Estamos hoje aqui para dizer NÃO PLAGIAMOS ninguém, admiramos o trabalho da banda Kiara Rocks, no entanto, jamais tivemos a intenção de "roubar" ou "manipular" a criação dos outros. Ouvimos com cuidado as duas músicas em questão, "Outro Lugar" (Baby Sitters) e "Falso Alarme" (Kiara), constatamos que, de fato, em alguns momentos soam parecidas, mas acontece que isso não caracteriza plágio. A letra, os riffs e, sobretudo, o contexto das músicas é muito diferente. Ontem, conversamos com o líder da Kiara, Cadu Pelegrini, para esclarecer o ocorrido. Foi uma conversa amigável e de muito respeito, pois nós somos os primeiros interessados em esclarecer e provar que não houve plágio. De qualquer forma, convidamos aqueles que colocaram em dúvida a criatividade e o comprometimento da Baby Sitters com os fãs para que ouçam as outras músicas da banda e tirem suas conclusões."
Opinião Marco Paim (editor):

Ouvindo atentamente as duas músicas, fica claro, ao menos pra mim como músico, que há semelhanças inerentes ao estilo, ou seja, ao hard rock e é só. No heavy metal há milhares de riffs semelhantes e letras igualmente parecidas em sua temática e isso não caracteriza plágio. Se fosse assim, o MOTLEY CRUE e o KISS poderia sair processando todas as bandas de hard e o IRON MAIDEN e BLACK SABBATH poderiam facilmente processar a maioria das bandas de metal!
Recentemente, o URIAH HEEP mencionou que a música "The Red and The Black", do álbum "The Book of Souls" (2015) do IRON MAIDEN é uma referência a "I Hear Voices" do álbum "Sonic Origami" (1998). Apesar da mídias ter dito que a banda acusou de plágio, não foi isso que aconteceu, eles apenas mencionaram referências.
E taí uma coisa podre nesse nosso meio musical. Na minha opinião, a KIARA ROCKS deveria ter entrado em contato com a banda BABY SITTERS antes de promover o ódio à pessoas a quem eles nem conhecem. Com certeza o mal entendido teria se resolvido e não teria tomado a proporção que ainda está tomando. E fica a pergunta: Pra que?
Isso só prova como essa tal "cena" (que eu não acredito que exista) não é tão unida como falam, muito pelo contrário, as pessoas se deixam levar pelo impulso do momento, não medem palavras e nem esforços para denegrir e magoar pessoas desconhecidas.
Bem... Não sou nenhum doutor da lei, mas é isso que eu penso... O mundo seria bem melhor se houvesse o diálogo...
Enfim, fica abaixo as duas músicas alvo da discussão para suas próprias conclusões:

BABY SITTERS - "Todo Lugar"

KIARA ROCKS  - "Falso Alarme"



Comentários
0 Comentários