24 de julho de 2016

TRETAS: Veterana Sanatório acusa novata Sanatörio de plágio

Extremo Attack, da banda veterana banda SANATÓRIO de BH, publicou a seguinte mensagem:

"Roubaram o nome do Sanatório, minha banda!!!
Este o maior plágio que já vi na vida...
Não tomaram nem o cuidado de fazer um logo diferente.
Quem são esses caras?
Te pergunto: Uma banda brasileira pode chegar aí do nada e roubar o nome e plagiar o logo de outra?
Sanatório tem 24 anos e ainda está na ativa...
Me digam aí hellbanger, o que vocês acham que devo fazer?"
Extremo Attack 
Diante das inúmeras mensagens, algumas bem pesadas, os "novatos" do SANATÖRIO do RS, resolveu postar uma nota oficial sobre o assunto, confira:

Nosso posicionamento sobre acusações feitas hoje contra nós (relacionado ao Extremo Attack):
Desculpe pela demora, mas achamos de suma importância nosso posicionamento sobre as respectivas opiniões. Ao analisar sobre sua banda pudemos notar que é um projeto com mais de 20 anos de estrada com alguns materiais já lançados e, sem sombra de dúvidas, muitos shows, o que faz com que, até então, tenham o nosso total respeito. Devido a esses fatores, possivelmente os membros dessa horda devem ter entre seus 30 a 40 anos, desse modo esperávamos uma postura mais madura, dialógica e com seriedade. Sejamos mais claros, poderiam ter nos chamado em particular para tentarmos resolver essa situação de maneira menos dramática e sem tantos holofotes, deixemos tal para Wesley Safadão, afinal de contas, a idade não deve servir apenas para descontar aposentadoria, mas também para uma confabulação mais inteligente e menos desconcertante, algo que não se viu aqui.
É um verdadeiro contrassenso ver certos comentários referentes a questão da “propriedade” e, ao mesmo tempo, ler discursos com fortes tendências homofóbicas e com instigação a violência gratuita, deixando pra trás todo o discernimento que supostamente vcs estão cobrando. Alguns falam sobre um possível processo e, com certeza, se tudo isso tivesse alguma coesão, pagaríamos tal só com algumas acusações e ameaças feitas por aqui, afinal de contas, “quem ta na chuva é pra se molhar”. Já pensaram nisso?! Sejamos breves a respeito de NOSSA horda. Em nenhum momento quisemos plagiar vcs, muito pelo contrario, nem sabíamos da existência da banda, fomos descobrir sobre tal, logo após o documentário do Clinger, mas por outro lado, já tínhamos visto outras Sanatório (existe mais de 2), sendo assim, era inviável mudar o nome da banda por uma série de fatores, o q nos levou a mudar somente sua ortografia. Pra quem não pode notar, temos uma trema sobre o primeiro O, tanto nas redes sociais como em nosso EP recém lançado.
Além disso, nosso logo desenhado (por um de nossos amigos), não tem nada de parecido com o de vocês, seja pela cor ou pelo desenho. Outro ponto que nos diferencia são nossas áreas geográficas, vocês de Minas, nós, do extremo sul do Brasil. Além, do já comentado tempo de banda. Não acreditamos que haveriam confusões!!
Vocês querendo ou não, tal situação é bastante comum no mercado, não necessariamente somente na música. O que achamos mais irônico é que, apesar do tempo da horda de vocês, nem pensaram que nosso projeto poderia ter sido registrado, deixando mais questionamentos no ar. Mas, sabem de uma coisa, cagamos pra tudo isso. Uma minoria nos chamando de cristãos e playboys sem ao menos nos conhecer e saber sobre nossos corres. Intrigas não são características de nosso posicionamento artístico, apoiamos a arte, o underground e tudo q vem do submundo.
Desejamos pra vcs mais 20 anos de banda e mais materiais lançados. EFEITO ZAGALLO 'VÃO TER QUE NOS ENGOLIR!' Saúde!
Sanatörio Thrash
Só pra ter uma ideia numa pesquisa rápida, "só di curioso", achei outras bandas com o mesmo nome. confira:

Sanatório - São Paulo/SP
https://www.facebook.com/SanatorioThrash/

Sanatório - Rio do Sul/SC
http://bandasdegaragem.uol.com.br/banda/sanatorio

Sanatório - Não sei de onde é...
https://www.youtube.com/watch?v=kehWY4x6srg

Outras ainda deram uma incrementada, colocando números e outras palavras junto, como SANATÓRIO 171 ou SANATÓRIO GERAL.

Mas, e agora?
O que vocês acham de uma situação como esta?
Esperamos que tudo se resolva de forma a ficar bom para ambas as bandas.


==========================
(Editor / Redator / Músico)




Comentários
0 Comentários