28 de fevereiro de 2018

[Resenha] ARKARIOT - General - 2017

Um dos melhores álbuns de 2017 e você deve conhece-lo!




A banda gaúcha ARKARIOT lançou em 2017 o álbum conceitual 'General', trabalho que ficou em 2º lugar na votação de Melhores do Ano na categoria 'Melhor Álbum Heavy', promovido aqui pelo site através de votação popular. Ele desbancou muitos medalhões e grandes trabalhos brasileiros. Bem, tive a oportunidade de ouvir o álbum e aqui vão as minhas impressões.

Pra começar, o álbum é em português, um detalhe que, por si só, quando bem feito, já ganha muitos pontos. Metal em português é extremamente difícil, culturalmente, somos acostumados a ouvir rock e música popular em nossa língua, é onde temos maiores referências, fora que a expressão vocal é mais propícia. No Heavy Metal, nossos ouvidos estão acostumados com a melódica língua inglesa, não temos tantas referências em evidência, por isso, saber encaixar as métricas e ideias em português e, ao mesmo tempo, soar vocalmente interessante, é uma uma tarefa trabalhosa. E o ARKARIOT conseguiu isso!

O álbum foi captado em Bento Gonçalves/RS no estúdio Cosmic Music. Mixagem e a master foram feitas por Thomas Plec Johansson do estúdio The Panic Room (Suécia). A produção é do baixista Nando Silveira e baterista Matheus Carrer. Arranjos de orquestra de Bruno Mello e Jean Paul. Segundo a banda, todo o processo de composição durou 3 anos para ser finalizado e o resultado disso é um trabalho bem feito, robusto e muito bem produzido liricamente e instrumentalmente.

É um álbum para ser apreciado faixa a faixa, até mesmo por se tratar de uma história. Porém, existem algumas que se destacam, como a faixa que abre o álbum, "Face a Face", que alterna entre passagens mais rápidas e momentos mais cadenciados e recheados de belíssimo riffs e stacatos. O refrão é de arrepiar! Alan Miguel faz um trabalho formidável ao longo de todo o play com seu lindo timbre de voz!

"General" é talvez a música mais emblemática do álbum, mesmo porque, é a faixa título. O arranjo desta música é de dar inveja a qualquer músico. Ela empolga em sua levada e seu refrão é de fácil assimilação e deve funcionar muito bem ao vivo. Ela ganhou um videoclipe com imagens de show da banda. Veja baixo.

No quesito power, temos "Dagon" como a grande vencedora! Esta faixa é pesada, beirando o ProgMetal e com incríveis arranjos de orquestrações, que deram um clima místico a faixa.




"General" é um álbum formidável, que mereceu a posição entre os melhores trabalhos produzidos no Brasil em 2017. Temos um guitarrista versátil, técnico e com um bom gosto que "salta aos ouvidos". Uma cozinha poderosa, cravada e enriquecedora, que não está ali só para dar ritmo, mas vida as composições. Já os arranjos e solos de teclados são um show a parte, ficaram simplesmente fantásticos!!

Um álbum para se sentar, prestar bem atenção e viajar na fantástica história que o ARKARIOT está nos contando, de preferência, com fones de ouvido. Ele está disponível no Spotfy. Recomendadíssimo!!



NOTA 9,0
======================
ARKARIOT - General (2017)
Faixas
01. Prólogo
02. Face a Face
03. Sombras
04. Mensagem do Rei
05. Interlúdio I
06. General
07. Dagon
08. 21 Dias
09. Interlúdio II
10. Minha Força
11. Nessa Terra
12. Epílogo

Formação
Alan Miguel - voz
Bruno Mello - guitarra
Fernando Silveira - baixo
Jean Paul - teclados
Matheus Carrer Neto - bateria



 photo ROCKPEDIA.jpg


Comentários
0 Comentários