18 de julho de 2018

IAN GILLAN - Com os The Javelins no vídeo "Do You Love Me"

Vocalista reúne-se a sua antiga banda cover, pré-Deep Purple, para relembrar o velho setlist. Álbum sai dia 31 de agosto.




Fundada no início dos anos 60, THE JAVELINS foi influenciada pelos artistas Pop, Soul, Country, Jazz e Blues da América. Eles absorveram a música de seus heróis, adicionaram sua própria marca e foram de cidade em cidade para tocar suas músicas favoritas na frente de uma pequena mas crescente audiência - tornando-se heróis locais.

Esta foi a época em que Ian Gillan se descobriu, quebrou as correntes e "encontrou sua voz". O  THE JAVELINS abriram o caminho para o Ian Gillan que, poucos anos depois, escreveu a história da música com o Deep Purple, tornando-se um dos líderes mais emblemáticos de todos os tempos e, junto com poucos outros, deu forma à música rock do jeito que a conhecemos hoje.
“Essas gravações contemporâneas (2018) de The Javelins foram tiradas de nossos set lists, por volta de 1963, quando eu tinha 18 anos de idade. Agora, alguns anos depois, tenho o privilégio e a alegria de trabalhar com meus velhos companheiros do grupo original; Gordon Fairminer (guitarra principal); Tony Tacon (guitarra rítmica); Tony Whitfield (guitarra baixo); Keith Roach (Bateria), enquanto fazemos uma longa e muito esperada L.P. ”
Ian Gillan definiu este novo álbum de estúdio como “uma coleção de ritmos cativantes e melodias de bem-estar”. Esta subestimada definição mostra a capacidade de Gillan de ainda olhar para essas músicas e toda a sua carreira com os mesmos olhos do garoto de 18 anos que os cantou há muitos anos.

Evitando o uso de qualquer tecnologia moderna, a banda conseguiu encontrar a espontaneidade e a verdadeira sensação de liberdade do pop e do rock and roll de 50 anos atrás, provavelmente sem se dar conta. Um superstar mundial e quatro amigos que tomaram rumos muito diferentes na vida (nenhum decidiu “virar profissional” como diriam), mas ainda assim capazes de captar a essência do que é ser uma banda performática.

Este álbum é o que aconteceu durante quatro dias de gravações em um estúdio em Hamburgo, Alemanha, onde instrumentos, microfones, pasrtituras e memórias eram as únicas ferramentas permitidas.

Este álbum não é um ato de nostalgia ou uma celebração da pureza dos velhos tempos versus a modernidade. Isto é simplesmente o que THE JAVELINS eram em 1963 ... e é isso que eles são agora, se acontecer de se encontrarem no estúdio, abraçando suas guitarras e olhando um para o outro com um grande sorriso no rosto. É aqui que tudo começou.

“Ian Gillan & The Javelins” foi gravado no Chameleon Studios durante uma sessão de gravação de cinco dias em Hamburgo, em março de 2018, na Alemanha.
Possui Don Airey como convidado especial no piano.

Será lançado no dia 31 de agosto de 2018 no earMUSIC como CD digipak, 1LP Gatefold (180g, preto) e Digital.