16 de abril de 2019

[Resenha] RHEGIA - Shadow Warrior - EP 2019


O RHEGIA é uma banda paraense de Heavy Metal e acaba de lançar seu primeiro trabalho, este que vos trago, o EP "Shadow Warrrior". O trabalho é constituído de 6 faixas, sendo a primeira uma introdução instrumental. Este lançamento, na realidade, vem sendo disponibilizado ao longo de 2018 e começo de 2019 através de singles, sendo oficializado agora em 2019 com o lançamento digital através de plataformas de streaming.

O EP abre com a rápida "Shadow Warrior", que tem uma pegada bem ao estilo Metal Melódico, lembrando alguma coisa entre Helloween e Angra. Ela serve como a famosa "pé na porta" e de cara você percebe que temos aqui uma banda que não está pra brincadeira. Desde os primeiros acordes e levadas você é convencido do poder de fogo técnico do grupo. Veja o videoclipe abaixo.

Logo em seguida vem, pra mim, a melhor do EP, "The March". Mais cadenciada e tradicional, tem algumas variações rítmicas com primorosos momentos instrumentais e também uma ótima performance do veterano vocalista Moadias Branco, aliás, uma constante em todo o trabalho. Outra grande sacada é no refrão, onde Branco canta parte em inglês e parte em português, deixando ainda mais interessante.

Falando nisso, vale ressaltar que a temática das músicas do grupo são baseadas no folclore brasileiro amazônico, como o guerreiro Raoni e outros personagens indígenas, mesclando o mito e a realidade. Por isso o nome da banda, RHEGIA (Vitória-Régia, flor aquática comum na Amazônia).

Outra pedrada é "Eyes of Fire", executada em velocidade, traz grandes performances individuais do ótimo baterista Sávio Souza*, que impressiona a cada faixa e também a excelente dupla de guitarras formada por Saulo Caraveo e Igor De Nardi, sem deixar de mencionar o baixista Ilvan Pimenta que a todo momento executa frases providenciais e certeiras. Aqui também temos um trecho da música cantada em português, muito, muito foda! Outro detalhe muito massa desse som é que, em dado momento, as guitarras e o vocal emulam uma identificável melodia indígena, de arrepiar!

*NE: Hoje, a banda conta com Juliana Salgado como baterista, conforma foto no final da resenha.

Depois vem a calmaria com "Sand of Time", uma belíssima balada pesada com um ótimo arranjo de violões na sua introdução seguido de uma grande e épica harmonia de vozes. Apesar de ser uma ótima canção, tirou pontos do trabalho (nem tantos...), já que em alguns momentos, não sei por que cargas d`água, o vocal de Moadias soa um pouco semitonado, até então estava tudo beleza.

Por fim, "Dream War" começa repetindo a formula da anterior, com uma introdução de violão e vocalizes, mas depois evolui para um som mais pesado e aumentando o andamento gradativamente. Aqui temos um novo elemento de vozes com a adição de guturais duelando com a voz limpa principal em perfeita harmonia.  E por falar em harmonia, a atmosfera desta canção é muito cativante e envolvente. Só achei que ela acaba muito repentinamente, mesmo em seus 6:16mins, em fade out muito rápido.



'Shadow Warrior" é pra mim uma grande surpresa no Heavy Metal Nacional. O RHEGIA realmente me surpreendeu com a qualidade técnica e bom gosto em suas composições e ganhou um lugar especial entre as melhores bandas surgidas por aqui nesta década. Fora a temática do trampo em si, com essa vibe folclórica que, ainda bem, vem sendo cada vez mais explorada por bandas brasileiras. Já estava na hora de reverenciar nossa mitologia e cultura ao invés de falarmos de culturas nórdicas e egípcias, que, apesar de interessantes, já estão saturadas e nada temos que ver.

ESCUTE:
Spotify:https://open.spotify.com/album/1NOM5QOV1B5oOxcnWKt32r?si=6eP5Jg9XSJeJSoUCKn234w

======================o.O.o=====================

NOTA - 9.0
======================
RHEGIA - Shadow Warrior - EP 2019
Tracklist
01. The Foreshadowing
02. Shadow Warrior
03. The March
04. Eyes of Fire
05. Sand of Time
06. Dream War




==================
MAIS INFORMAÇÕES:
Facebook: https://www.facebook.com/bandarhegia/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCPvGLbddLVh22Ga0cvxKB3Q
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário