19 de junho de 2019

[Resenha] AGE OF ARTEMIS - Monomyth - 2019


Caros leitores. Lhes trago hoje o álbum "Monomyth", mais novo lançamento da sensacional banda de Power Metal AGE OF ARTEMIS. Pra quem ainda não conhece, é uma banda brasileira com 10 anos de estrada, oriunda de Brasilia/DF, mais conhecida por revelar um dos maiores nomes da voz brasileira, Alirio Netto (Queen Stravaganza), que gravou os 2 primeiros álbuns do grupo, "Overcoming Limits" (2011) e "The Waking Hour" (2014) além de alguns singles, antes de dar lugar ao vocalista Pedro Campos em 2017.

Mas, voltando a "Monomyth", o álbum foi lançado em Abril de 2019 com o apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura. Os violões, bateria, percussão e vocal foram gravados no “G2D Producoes Musicais” em Brasília, DF – Brasil, com os engenheiros de som Deniel Moraes e Gregoree Jr. Todos os baixos, guitarras elétricas e teclados foram gravados no “GT&L Studio” em Brasília, DF com a supervisão do baixista Giovanni Sena. A mixagem e masterização foi realizada por Damien Rainaud no “Mix Unlimited” em Los Angeles, CA – USA. E vou dizer uma coisa pra vocês, o nível de qualidade deste trabalho é de cair o queixo, no nível das maiores produções do planeta!

Temos aqui, sem sombra de dúvidas e sem qualquer medo desta afirmação, a obra prima do AGE OF ARTEMIS e um dos melhores trabalhos lançados na história do Heavy Metal brasileiro. Tudo o que você ouve em "Monomyth" soa bem feito e composto com cuidado. Cada compasso parece ter sido pensado nos mínimos detalhes e a inspiração estava à flor da pele entre os envolvidos. A mixagem é tão foda que, apesar das várias camadas de instrumentos e linhas melódicas, você consegue apreciar tudo com muita limpeza e profundidade. As linhas de guitarras estão fenomenais e a cozinha está um arregaço, sem contar os arranjos de orquestrações, simplesmente soberbas!

Mas quero abrir um parágrafo para falar de Pedro Campos. Esse cara, que ganhou os holofotes depois de um concurso no SOULSPELL METAL OPERA, lá por 2010 (se não me engano), de lá pra cá, atuando tanto no SOULSPELL como na banda gaúcha HANGAR, teve uma notória evolução vocal. Hoje, com uma técnica absurdamente apurada e trabalhada nestes anos, somados a sua pré-disposição orgânica em alcançar notas incrivelmente altas com naturalidade e um timbre privilegiado, o transformou em uma das maiores, se não a maior, voz brasileira nos últimos tempos. O melhor e mais completo cantor da nova geração, sem dúvidas! Sua voz vai desde as mais angelicais e suaves melodias (com evidente influência de Andre Matos) até as notas mais altas e drives tão bem polidos e naturais que deixariam Russel Allen orgulhoso.

Já a banda, como um todo, faz a linha Power ProgMetal e Melodic Metal, com clara e principal influência da banda ANGRA nos seu primórdios e muitas pitadas de SYMPHONY X. E, a exemplo destas influências, as faixas possuem muitos elementos étnicos, como ritmos brasileiros e até orientais. Veja o videoclipe da música "The Calling" abaixo e comprove tudo isso em uma só música.



Não destaquei faixas aqui pois este álbum deve ser apreciado como um todo, já que nele há um conceito. As faixas são ligadas entre si pelo tema da superação e da luta diária do individuo entre a vida e seus sentimentos, algo como um "Carpe Diem", onde você é convidado a ver o seu dia a dia de uma outra perspectiva tirando o antolho dos seus olhos. Então, não perca tempo e acesse agora o álbum via streaming ou, melhor ainda, adquira a versão física porque, em um mundo justo e coerente, vejo "Monomyth" como um álbum que já nasceu como um clássico do Metal brazuca.


NOTA - 10-M
==============================
AGE OF ARTEMIS - Monomyth - 2019
tracklist

01 – Status Quo
02 – The Calling
03 – Helping Hand
04 – Unknown Strength
05 – Lightning Strikes
06 – The Call of The Fear
07 – Reborn
08 – Endless Fight
09 – What Really Matters
10 – Where Love Grows
11 – A Great Day to Live
12 – Prelude to a New World

line-up
PEDRO CAMPOS - vocal
JEFF CASTRO - guitarra
GABRIEL SOTO - guitarra
GIOVANNI SENA - baixo
RICCARDO LINASSI - bateria







=====================================
Gostou desta matéria exclusiva

 photo RESENHAS.jpg
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário