[Critica] BLACK SWAN - TESTAMENT - NIGHTWISH

Sabe aqueles trabalhos que não tem faixa ruim ou "marromeno"? Pois bem, apresento a vocês os melhores álbuns de 2020 (Até o momento).






BLACK SWAN
Lançamento: 14.02 / País: Estados Unidos/Reino Unido

Pra começar a brincadeira, trago a vocês o mais novo, que o povo tem o costume de chamar, "Super Grupo". Trata-se de uma banda formada por membros reconhecidíssmos de grupos clássicos como WHITSNAKE, MICHAEL SCHENKER FEST, MSG, MR.BIG, DOKKEN e FOREIGNER. A linha sonora da trupe é o Hard Rock, mas não aquele Hard "farofento" e "colorido" (hehehe), mas um Hard Rock pesadão e pegado, com as "cores" na medida e  uma acentuada inclinação ao Heavy Metal, ao estilo NWOBHM.

A estréia é uma das melhores possíveis que uma banda pode ter. Um álbum está recheado de grandes músicas, 11 ao todo, com ótimas performances individuais, e destaco aqui o fabuloso vocalista Robin McAuley, que até nem conhecia muito antes de ouvir os recentes álbuns do MSF e MSG, o veterano Robin está cantando absurdamente bem a ponto de o colocar entre os melhores cantores da atualidade dentro Rock. Que timbre privilegiado. Em certos momentos e em certas notas, ele lembra um pouco Tony Martin em sua melhor forma...

Enfim, se essa banda vingar, estaremos testemunhando o nascimento, ao menos pra mim, de uma das melhores coisas do momento.

As 5 melhores faixas.

"Shake the World" é rápida e traz bem a vibe que citei acima, com uma forte influência do Heavy Metal britânico dos anos 80, lembrando muito uma versão moderna do SAXON oitentista.

"Big Disaster" foi a primeira música que conheci da banda através do videoclipe (que você pode ver abaixo). A faixa carrega bem o que significa o álbum de estréia. Ela é exatamente o Hard Rock fodão que citei acima. Esse tipo eu gosto! O que não dá coceira...  (hehehe)

"Immortal Souls" é uma sonzeira! Essa música tem uma atmosfera incrível. Desde a sua introdução com as harmonizações de guitarras, até o refrão que é um espetáculo! O ouvinte consegue se imaginar em uma estrada, com o vidro aberto, rumo a um bom lugar.

"She On to Us" é outra que ganha pelo bom gosto nos riffs! Que timbrera de guitarras e que pegada maravilhosa, ótima pra bater cabeça! E o refrão então, é um arregaço!

"Unless We Change" é a mais pesada do álbum! A guitarra de Reb Beach está com uma afinação baixa, além disso, a faixa carrega a atmosfera mais "séria" do trabalho, com harmonias menores e levadas mais intrincadas que o restante do trabalho. Destaque também para o icônico baterista Matt Starr, aqui ele mostrou porque é fodão!

NOTA - 8,5





=====================oOo=====================



TESTAMENT - Titans of Creation
Lançamento: 03.04 / País: Estados Unidos

Você, assim como eu, ainda está embasbacado e atordoado com o incrível "Brotherhood of the Snake" (2016)? Você já ouviu "Titans of Creation"? Se não, tenho que adiantar pra você que a banda não vai te deixar levantar, pois vem uma nova paulada por aí! 

O recente trabalho do grupo traz novamente a assinatura de Eric Peterson e Chuck Billy na produção, além da adição de Juan Urteaga e traz uma sonoridade muito semelhante ao álbum anterior, ou seja, muito peso, brilho e altas dosagens de bom gosto na timbragem de todos os instrumentos. Além disso, temos novamente um desfile de criatividade nas linhas de guitarras e vocais, com Riffs muito bem construídos e melodias vocais empolgantes, aliás, a voz de Chuck está cada vez melhor. Isso sem contar a destruidora cozinha da banda, que está mais insana do que nunca.

Resumindo, isso aqui sim é uma verdadeira banda veterana que honra seu legado dentro do Thrash Metal! 

As 5 melhores faixas:

"Children Of The Next Level" começa arregaçando tudo que encontra pela frente como um tanque de guerra que avança por cima de barricadas! Veja o videoclipe abaixo.

"Dream Deceiver" tem uma levada muito empolgante e tem um dos melhores Riffs do álbum. O refrão também é digno de nota, daqueles que dá vontade de sair cantarolando. (lembrou um pouco "He´s a Woman, She´s a Man" do Scorpions).

"Night Of The Witch" monstra porque o TESTAMENT é considerado a melhor banda de Thrash Metal da velha guarda. Essa música é uma obra de arte e foi também o primeiro single a ser disponibilizado pela banda. Que riffera!!

"Symptoms" é outra pedrada na caixa de catarro. É uma faixa arrastada e pesada, com muitos momentos intrincados e ótimas harmonias de guitarras dobradas. 

"Code of Hammurabi" é a mais rápida e técnica do álbum. Ela alterna entre momentos rápidos e muitas passagens que flertam com o progressivo, com várias linhas intrincadas e melódicas.

NOTA - 9,5




=====================oOo=====================


NIGHTWISH - Human :II :Human
Lançamento: 10.04 / País: Finlândia

Outra banda que consegue dar uma sequencia vencedora aos seus lançamentos é o NIGHTWISH. Depois que Floor Jansen entrou na icônica banda Finlandesa a ascensão foi praticamente imediata, com o lançamento do fabuloso "Endless Forms Most Beautful" (2015) e o ótimo ao vivo "Decades: Live in Buenos Aires" (2019), onde mostra as performances incríveis da atual formação da banda.

E apesar de ainda adorar demais o álbum anterior, como também de muitos outros trabalhos com a grande Tarja Turunen, fico muito a vontade e convicto em afirmar que "Human :II: Human" é a grande obra prima do NIGHTWISH até o momento. 

A banda chegou no seu auge criativo, com harmonias geniais, performances vocais perfeitas e músicas construídas, cada uma, como obras de arte. A banda realmente nos entrega uma das melhores obras musicais deste século e também da história da música pesada. 

Por ser uma obra prima, não tenho como destacar faixas por aqui, este álbum deve ser apreciado do início ao fim em toda a sua glória (de preferência com fones de ouvido). Ah! E falando em músicas, vale lembrar que o trabalho é duplo, onde o CD1 é fullband e o CD2 é uma espetacular peça orquestral composta pelo genial Tuomas Holopainen com algumas passagens de vocais líricos. Obs: A versão Deluxe tem ainda um 3º CD com as músicas do CD 1 em versões instrumentais. Perfeito pra quem quiser cantar junto com a banda.

Nota - 10-M





NE: Como dou a nota final aos álbuns?
Primeiramente dou uma nota a cada faixa e o resultado é a média destas notas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário