Melhores de 2020 Nacional - Segundo o Editor

Agora chegou a vez das minhas escolhas para os Melhores Álbuns de 2020 Nacionais. Como é difícil saber exatamente a data em que estes álbuns foram lançados, diferentemente da lista de internacionais, aqui a disposição fica em ordem Alfabética. - Marco A. Paim


ABSENS - Martyr Part I: Ignite - EP


"O som praticado pelos gaúchos do ABSENS é um Metal Progressivo bem pesado e técnico com muitos flertes ao Death Metal, inclusive, com adição de linhas vocais guturais e levadas extremas, influência clara de OPETH. E falando nos arranjos, como se trata de ProgMetal, obviamente que não faltam passagens extremamente intrincadas, linhas absurdamente técnicas e muitas harmonizações.

Além da banda em si ser ótima, com músicos de alto nível técnico, temos ainda a participação especialíssima do grandioso Tiago Masseti (Daydream XI, Kingdon North) numa performance de arrepiar. Você pode conferir no vídeo abaixo." - Resenha

Videoclipe "Ablaze" - https://youtu.be/uKb0UrlRJn8




DARK VALLEY - Tales From Dark Valley

Tá ai uma grande surpresa! O som dessa banda gaúcha é algo entre o Gótico e o Power Metal, lembrando bandas como After Forever, Epica, Lacuna Coil ou Evanescence, porém, com a sonoridade mais contemporânea e renovada, principalmente no que diz respeito a produção, que está fantástica, e contou com o excelente trabalho de ninguém menos que Renato Osorio e Benhur Lima.

Impressionante como a voz de Ana Carla de Carli consegue passear por vários registros, desde o lírico  em "Supernova" a voz plena e agressiva em "This is War", ou mesmo angelical na faixa "Rebirth", e ainda ter a sensibilidade de cantar em espanhol na belíssima "Balada" (que também tem uma outra versão em outra língua que não faço ideia qual seja), uma coisa que nós brasileiros e, principalmente sulistas, temos como trunfo. Sem dúvidas, DARK VALLEY é uma revelação para o Metal Brasileiro, como também estou considerando a Ana uma das melhores cantoras dos últimos tempos por aqui. Escute "Tales From Dark Valley" e se impressione!

Videoclipe "Balada" - https://youtu.be/rrz94hCHOgI



HECATOMBE - Mental Riot

A clássica banda gaúcha, mais precisamente, minha conterrânea, lança um novo álbum depois de 10 anos de hiato e com uma nova formação, contando agora com Nyk De Pieri (Brazzeria, ex-BabySitters) assumindo o fronte e trazendo um tom diferenciado ao grupo. 

Já no último lançamento em 2010 com o EP "Crossing No-Fly Zone/Forcefulness", o HECATOMBE já mudava drasticamente seu som de um Thrash/Heavy agressivo para algo mais voltado ao Tradicional e ao Rock Pesado mais "moderno". Em "Mental Riot" a banda inova novamente e traz um som mais groovado, harmônico e com o peso dosado com inteligência, se aproximando mais do Rock Alternativo. 

Nota-se muita influência do Grunge, de bandas como Audioslave, por exemplo. Há também um cover inusitado de "They Don´t Care About Us" do Michael Jackson que ficou absolutamente fantástica, na minha opinião, melhor que a original. Além das inéditas, que estão ótimas, tem as regravações de músicas como "There´s a Hollow", "Dust to Dust" e "Inner Pain" que ganharam uma nova roupagem. "Mental Riot" é um dos melhores álbuns brasileiros do ano, pena não ter feito tanto barulho na mídia como deveria. 

Videoclipe "Gold Rush" - https://youtu.be/T1UumrwXYec




IRA - Ira

"Depois de 13 anos do último álbum de estúdio da banda, com idas e vindas, a icônica e veterana banda do Rock Nacional solta seu novo lançamento e impressiona pela qualidade do material. 

Intitulado como apenas "Ira!", o álbum traz uma banda praticando um Rock n Roll "maduro" e contido, com muitos arranjos acústicos e semi-acústicos e letras bem cativantes e inteligentes. Até nos momentos mais agressivos do álbum, o peso da guitarra de Edgar Scandurra é tímido, porém, na medida certa para cada canção." - Resenha

Áudio - "O Amor Também Faz Errar" - https://youtu.be/L3DZMLHU4q0




PLANO D - Dusted Rusted Broken

"O som praticado pela banda é um Thrash Metal de mãos dadas com o Death Metal Melódico. As principais características que você percebe de cara quando ouve "Dusted Rusted Broken", são o bom gosto e a criatividade na composição dos Riffs. São levadas que, apesar de simples, são diferenciadas e até imprevisíveis, ou seja, você espera que vá para um lado e vai para outro... (acho que assim que eu posso explicar)." - Resenha

Videoclipe "Enjoy Yourself" - https://youtu.be/QvQ_IquuEE8




SEPULTURA - Quadra

"Se o "Arise" (1991), é pra maioria a obra-prima do SEPULTURA da "Era Max" (muitos consideram o Chaos A.D (1993)), "Quadra", sem dúvida, é a obra-prima da "Era Derrick". Aqui, a banda atinge o ápice de sua carreira como instrumentistas, onde todos alcançam o nível máximo de criatividade e técnica, até então. Desde Derrick Green em sua melhor forma vocal e Andreas Kisser tocando melhor do que nunca em sua carreira, até Paulo Jr. e Eloy Casagrande em performances extraordinárias." - Resenha

Videoclipe "Means to An End" - https://youtu.be/TMLed7lL5CU




VANESSA KRONGOLD - Singular

Mais conhecida como a vocalista da banda LUDOV, Vanessa aproveita o hiato que passa a sua banda e lança seu primeiro álbum inteiramente solo experimentando novas sonoridades. "Singular" possui um Rock comportado, com energia na dose certa em músicas inteligentes e, principalmente, apesar de algumas referências claras, muita originalidade e personalidade. A começar pela voz de Vanessa, que é única.

A pegada de "Singular" é mais crua e intimista, sem muitos efeitos e mais orgânico. As letras são poéticas e inteligentes, acompanhadas de arranjos atraentes e suaves. Músicas como "A Queima Roupa", "Hoje", "Xeque-Mate", "Instante" e a belíssima "Paciência" deixa qualquer um com um belo sorriso no rosto. (a não ser que tu seja troozão, aí eu sinto muito...).

Pra mim, um dos 10 melhores lançamentos de 2020, no geral.

Vídeo Quarentena "A Queima Roupa" - https://youtu.be/PO9Xok8V9lk




VUCANO - Eye in Hell

Os veteranos do VULCANO também lançaram seu novo álbum com aquele velho Thrash Metal raiz, parrudo, nervoso e, principalmente, perfeitamente executado. "Eye in Hell" é uma aula do estilo e mais uma ótima referência na discografia da banda a quem quiser se enveredar por esta estrada da desgraceira.

Todos os elementos estão presentes, velocidade, Riffs venenosos e vocais agressivos. Faixas como "Bride of Satan", "Cursed of Babylon", "Sinister Road", "Sirens of Destruction", "Mysteries of the Black Book" e a apavorante "Eye in Hell", fazem você sentir vontade de sair bangeando pela sala chutando os móveis em meia luz. 

Live Quarentine - "Evil Empire" - https://youtu.be/mRyMusONTBg


===========================================

Além dos álbuns e EP´s lançados acima, tenho que citar também estes dois, digamos, Maxi Singles. 



BIG TWIN - Lento e Baixo

Este Maxi contém 3 excelentes singles da banda que são, "Lento e Baixo", "Quatro da Madrugada" e "Sem Direção". A Sonoridade da banda é algo entre o Rock Pesado, Southern e o Hard Rock. Cada faixa tem sua personalidade e uma certa dose etílica. 

A banda conta com ninguém menos que Niuton Paganella (Aliança Rebelde, ex-Hammer 67) conhecido amante de boa cerveja e motos Harley Davidson, e é exatamente essa atmosfera que Niuton traz em suas letras que, obviamente, são em alto e claro português. Veja o vídeo abaixo e procure conhecer esta promissora banda, vai valer a pena.

Videoclipe "Lento e Baixo" - https://youtu.be/P3R1HS7WCGM




MARENNA - Pieces of Tomorrow

Outro que lançou um excelente trabalho em 2020 foi o grande vocalista Rod Marenna. "Pieces of Tomorrrow" contém 3 faixas: "Getting Higher", "Pieces of Tomorrow" e "Break My Heart Again".

A vibe deste trabalho é o já conhecido Hard Rock / AOR, com aquela atmosfera oitentista de filmes da seção da tarde prsente nos trabalhos anteriores da banda. A diferença aqui está no peso a mais da guitarra de Alex Reck. 

Rod Marenna é um dos melhores vocalistas brasileiros dos últimos tempos e vem fazendo muitos trabalhos paralelos de qualidade, como o seu novo projeto, MARENNA-MEISTER, que também lançou um trabalho em 2020 e puxa ainda mais pro Hard Rock e Glam. 

Videoclipe "Getting Higher" - https://youtu.be/1bM6plxhIy4


Nenhum comentário:

Postar um comentário